Bollywood - O cinema Indiano


Bollywood - O maior produtor de filmes do mundo


 
Bollywood é o nome dado à indústria de cinema de língua híndi, a maior indústria de cinema indiana, em termos de lucros e popularidade a nível nacional e internacional. O nome Bollywood surge da fusão de Bombaim (antigo nome de Mumbai, cidade onde se concentra esta indústria), e de Hollywood (nome dado à indústria cinematográfica americana). Contudo, este nome é usado por vezes para designar todo cinema indiano, o que se trata de uma utilização errônea.


Raja Harishchandra (1913), foi o primeiro filme mudo feito na Índia. Foi realizado por Dadasaheb Phalke. Por volta da década de 1930, esta indústria produzia cerca de 200 filmes por ano. O primeiro filme sonoro indiano foi Alam Ara (1931), de Ardeshir Irani, que foi um grande sucesso. Existia claramente um grande mercado para os filmes sonoros e musicais, por isso Bollywood, e todas as outras indústrias regionais, passaram rapidamente a produzi-los.



Os filmes de Bollywood, assim como a maior parte dos filmes indianos, são predominantemente musicais. Espera-se sempre que contenham algumas melodias cativantes, sob a forma de números de canto e dança. O sucesso de um filme depende muito da qualidade dos seus números musicais. Geralmente as músicas costumam ser lançadas antes do filme para aumentar o interesse do público naquela produção.

  
Músicas e danças, triângulos amorosos, comédia e ação são todos misturados num espetáculo de três horas de duração, com intervalo. Esses tipos de filmes são chamados de massala, que é o nome dado a uma mistura de especiarias da culinária indiana representando uma grande mistura. 



Música e dança em Bollywood


As canções dos filmes de Bollywood são geralmente gravadas por um cantor profissional, e posteriormente os atores fazem a dublagem com a letra da música, geralmente ao mesmo tempo em que dançam. Embora a maior parte dos atores, especialmente nos dias atuais, sejam também excelentes dançarinos, apenas poucos são cantores. 


Os chamados cantores de playback costumam figurar nos créditos de aberturas e têm a sua própria legião de fãs, que vão até mesmo a um filme menos interessante só para escutarem os seus cantores preferidos. Alguns dos cantores mais famosos de Bollywood são Noor Jehan, Lata Mangeshkar, Asha Bhosle, Geeta Dutt, Shamshad Begum, Alka Yagnik, K. L. Saigal, Talat Mahmood, Mukesh, Mohamed Rafi, Manna Dey, Hemant Kumar, Kishore Kumar, Kumar Sanu, Udit Narayan e Sonu Nigam entre outros.


Os compositores das músicas para os filmes são conhecidos como diretores musicais. As suas canções geralmente podem decretar o sucesso ou fracasso de um filme. Os remixes de músicas de filmes com ritmos modernos são comuns atualmente, e os produtores até mesmo lançam remixes de versões de algumas das canções nos próprios CDs das trilhas sonoras dos filmes.


As danças dos filmes de Bollywood, especialmente os mais antigos, são modeladas de acordo com os estilos clássicos da dança indiana: as  das cortesãs do norte da Índia e  as  tradicionais. Nos filmes modernos, os elementos da dança indiana são misturados com estilos de danças ocidentais. No entanto, não é invulgar a convergência de tantos números do estilo de dança ocidental, e da pura dança clássica indiana, no mesmo filme. 



O herói, ou a heroína, geralmente executa a dança junto com um grupo de dançarinos de apoio. Muitas sequências de música e danças contêm várias mudanças instantâneas de local e de roupa entre os versos de uma canção. Se o herói e a heroína dançam sozinhos, lado a lado, geralmente são rodeados por belas paisagens ou por cenários arquitetonicamente grandiosos.


Os filmes de Bollywood sempre usaram o que agora se chama de item number. Neste, algum ator ou atriz que nada tem a ver com o enredo principal do filme, executa um número musical. Em filmes mais antigos o item number era executado, por exemplo, por uma cortesã que dançava para um cliente, ou como parte de um show de cabaret. A dançarina Helen ficou famosa pelos seus números de cabaret. Em filmes modernos os item numbers podem ser inseridos em cenas passadas em uma boate, show ou em alguma celebração.


Durante as últimas décadas os produtores de Bollywood têm lançado a trilha sonora dos filmes em cassete ou CD, mesmo antes de o filme ser lançado, esperando que as músicas possam atrair o público para os cinemas mais tarde. Muitas vezes a trilha sonora do filme se torna mais popular do que o próprio filme. Nos últimos anos alguns produtores também passaram a lançar vídeos musicais, geralmente retirados de uma das canções do filme. Contudo, alguns vídeos promocionais incluem canções que não estão incluídas no filme. Aquele que foi provavelmente o maior item number da história de Bollywood ocorreu na canção Deewangi Deewangi do filme Om Shanti Om na qual participaram 30 atores convidados.



Posters de Filmes que nos remetem a Holywood














Por: Sandro Shankara
Fonte: Wickpedia


CD DEVAMANTRA




O CD de Mantra mais ouvido no Brasil 
mais de 15 mil pessoas já ouviram, e você o que está esperando? 
contato: sandroshankara@gmail.com


4 comentários:

  1. Oi Sandro, namastê!

    Ameeeiiii(!!!) esse post!!!
    Show!

    Vê se vc consegue me ajudar... preciso saber como se diz lagarto em sânscrito. Ou camaleão, ou iguana, ou réptil... vc sabe algum desses nomes??? Esse é o nome q eu procuro! Tomara q vc saiba!

    Om Shanti!

    ResponderExcluir
  2. Anota aí!

    Lagarto = अञ्जन aJjana
    Camaleão = सरट saraTa
    Iguana = गौधेय gaudheya

    Com a transliteração do Sânscrito pra ficar chique.

    Namaste

    ResponderExcluir
  3. Sandro, adorei este post. Para completar esta matéria legal, prepara uma lista de títulos de filmes indianos para um próximo post. Vivo caçando os filmes indianos e é difícil encontrar.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Namaste.
    Excelente material. Lúcido, inteligente e de fácil compreensão. Viva a cultura indiana!

    ResponderExcluir